Consideramos os fundamentos filosóficos do CONSTRUTIVISMO SOCIOINTERACIONISTA. O conhecimento é visto como uma representação da realidade, buscando antes de tudo o gostar de viver, a construção e a realização do homem interferindo na sua própria história. (Piaget - Vygotsky).

  • A aprendizagem se desenvolve a partir da problematização de situações contextualizadas, levando em conta a visão de mundo do aluno;
  • A capacidade de análise e síntese e o espírito crítico propiciam ao cidadão a criação de alternativas para solução de problemas;
  • As inovações à teoria e à tecnologia educacional propiciam a participação cada vez mais consciente e criativa no processo ensino-aprendizagem;
  • A socialização do aluno se processa através de atividades em grupo;
  • O saber reflexivo, construído mediante permanente problematização da realidade e busca de soluções, produz conhecimento cada vez mais significativo;
  • A participação ativa e sistemática do aluno em pesquisa resulta na construção e reconstrução do conhecimento;
  • A ação reflexiva deve se opor ao imediatismo e ao conformismo;

As atividades interdisciplinares reorganizam os conteúdos, superando a fragmentação do conhecimento. A educação é responsável pelas mudanças necessárias e constantes da realidade; A prática educativa se realiza, por meio do e para o diálogo.