A filosofia do Colégio Emília Erichsen, aliada à educação integral, tem como prioridade os valores éticos e humanos, como o respeito ao próximo e a solidariedade, imprescindíveis à formação do homem.

Somos conscientes que educar é uma tarefa de dedicação e envolve criação de planos de ação considerando conceitos, teorias e reflexões. O desenvolvimento econômico e social do País exige a presença de uma escola transformadora, democrática e inclusiva, capaz de garantir a igualdade de oportunidades para todos.

Nos Anos Finais, pretende-se completar a formação do Ensino Fundamental, integrando o aluno ao seu universo com iniciativa crítica e reflexiva. Através do trabalho consciente que une currículo e ética e pensa nas dimensões humanas e plurais, buscamos despertar no aluno a ideia de Justiça, Igualdade, Liberdade, Humanidade e Solidariedade como valores universais que levam ao diálogo, que buscam a dignidade humana.

Inserido na mesma filosofia do Colégio, o Curso de Ensino Médio surgiu e mantém-se dentro da perspectiva da formação integral, visando proporcionar aos alunos as vivências significativas de aprendizagem em que possam construir uma visão globalizada de mundo, para que atuem ativamente na sociedade e no trabalho, posicionando-se de forma crítica, reflexiva, ética, solidária e competente.